​Novo sistema regula acesso a procedimento ambulatorial e hospitalar

  • 19/06/2018
  • 0 Comentário(s)

​Novo sistema regula acesso a procedimento ambulatorial e hospitalar

Com o objetivo de buscar apoio e parceria com os vereadores para divulgar ações e os trabalhos da Secretaria de Saúde no município de Xanxerê, a secretária Irene Goralski realizou uma explanação nesta segunda-feira (18), detalhando o SISREG - sistema disponibilizado para as secretaria de saúde regularem o acesso aos procedimentos ambulatoriais e hospitalares em seu âmbito de gestão.

A observação principal foi quanto a mudança no sistema de atendimento na chamada Porta SUS, onde o prontuário inicial terá que ser seguido, segundo a legislação em vigor e só um médico poderá alterar por exemplo, de uma consulta normal para urgência ou emergência, sem qualquer ingerência de prefeito, vereador, ou outra autoridade.

“É preciso informar a comunidade para reduzir as filas que são originadas na agenda aberta no estado e isso somente conseguiremos com as pessoas tendo o conhecimento necessário. No município precisamos buscar também uma atenção básica fortalecida”, afirmou a secretária.

Foi destacado aos vereadores de como está funcionando a saúde hoje e os principais problemas enfrentados, considerando que o vereador pode orientar a população, pois convivem diretamente com a população e isso pode ajudar nesta orientação.

“Todos precisam entender como funciona. Hoje o cadastro SisReg precisa ser informado pelo sistema a todo momento, que é o sistema de regulação do Estado e nenhuma consulta, exame ou atendimento é feito sem o registro”, destacou.

Tudo é regulado por um médico ou vários médicos nas mais diversas especialidades, onde esta equipe médica é quem faz a regulação, ou seja, definem o que é urgente ou emergência, fazendo com que muitas pessoas as vezes permaneçam na fila de espera.

Para o presidente da Câmara, o momento foi de esclarecimentos para todos os colegas vereadores.

“Agradecemos a participação e as informações da secretária de saúde do município neste momento que também serviu para questionar as demandas recebidas da população, como a falta de médicos em Unidades de Saúde, ampliação das agentes de saúde e as filas de espera”, afirmou Lenoir Tiecher

"IRIO BOHN - Assessor de Imprensa Câmara de Vereadores de Xanxerê

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Fábio De Martini

Bandas em Festa

08:00 - 10:44

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Mateus e Kauan

Decide ai

top2
2. Henrique e Juliano

Doente de Saudade

top3
3. João Neto e frederico

Rapariga Não

top4
4. tiago Brava

Dona Maria

top5
5. Alan Walker

Baby on

Anunciantes